A Performance Plastics é especializada em moldagem por injeção de alto desempenho. A empresa produz peças pequenas, complexas e de alta qualidade.
Há 30 anos, eles se concentram na aplicação desses plásticos altamente projetados pelas vantagens de desempenho que proporcionam na produção de peças com geometrias complexas e tolerâncias extremamente rigorosas. Eles se destacam por ajudar empresas dos setores de dispositivos médicos, energia, aeroespacial/defesa, industrial, eletrónica e alimentos e bebidas a resolver problemas atuais com produtos ou a criar vantagens competitivas para a próxima geração.
Concentram-se em materiais de alta qualidade que proporcionam aos clientes as propriedades de que necessitam para aplicações muito específicas. Em outras palavras, materiais realmente resistentes.
Manter o molde limpo é essencial no processo de fabricação de moldes. Mas há dois problemas
- Resina e gases que aderem ao molde
- Ventilação obstruída
Tom Mendel, presidente e diretor executivo da Performance Plastics, explica que bons moldadores têm um programa de manutenção preventiva onde tratam do acúmulo de gás no molde. Limpar adequadamente o molde não é apenas necessário, é uma habilidade adquirida. Ninguém quer destruir o molde, porque substituí-lo pode ser uma despesa enorme – no caso da Performance, alguns moldes podem custar até $ 250.000.
Os métodos tradicionais de limpeza, como jato de areia ou uso de solventes e escovas de arame, são abrasivos e muitas vezes geram resíduos secundários que precisam ser eliminados.
Os métodos tradicionais de limpeza apresentam vários problemas
- Exigem muito tempo e provocam um prolongado tempo de inatividade na produção. Os moldes requerem uma desmontagem completa.
- O potencial de danificar os moldes. A maioria dos métodos de limpeza tradicionais são abrasivos e utilizam solventes químicos.
- A desmontagem do molde aumenta o risco de danos.
- Preocupações ambientais. O uso de solventes químicos é prejudicial para os funcionários e os resíduos secundários gerados também devem ser eliminados de forma adequada.
A solução: limpeza com gelo seco
Mendel será o primeiro a dizer que os fabricantes de moldes costumam ser bastante céticos quando se trata de experimentar coisas novas; eles já viram muitas modas e truques passarem.
Mas como alguém em quem ele confiava recomendou que ele experimentasse a limpeza com gelo seco para limpar o seu equipamento, ele trouxe uma máquina de limpeza com gelo seco para testar.
A limpeza com gelo seco utiliza meios não abrasivos na forma de CO2 reciclado que não danificam as superfícies nem os equipamentos. A combinação da energia cinética e dos efeitos térmicos da limpeza com gelo seco rompe a ligação entre a sujidade e a superfície, eliminando os contaminantes.
Devido às características únicas do gelo seco, os moldes podem ser limpos enquanto ainda estão quentes e na prensa. Isso elimina a necessidade de desligar o molde, deixá-lo arrefecer e desmontá-lo para limpeza.
- Não é abrasivo e não danifica o molde
- Não gera resíduos secundários (o gelo seco sublima e volta a transformar-se em gás)
- Respeita o ambiente, é seguro e não é tóxico
- Não contamina em fases posteriores
- Reduz ou elimina a exposição dos funcionários a soluções químicas de limpeza perigosas
Resultados
- Prolongar a vida útil do molde
- Ao limpar o molde enquanto ele ainda está quente e na prensa, a Performance Plastics prolongou o tempo de produção dos seus moldes.
- Poupe tempo e dinheiro ao prolongar o tempo entre
desmontagens completas.
- A desmontagem completa pode variar consoante a peça; por vezes, demora dois dias ou 16 horas de trabalho a concluir.
- Também são necessárias quatro horas para arrefecer o molde e outras quatro para o reaquecer. lip> Quanto mais se puder atrasar a desmontagem completa sem danificar as peças, melhor.
- O processo de limpeza Cold Jet prolonga o tempo de funcionamento dos moldes entre 200 e 500 %.
- A limpeza com gelo seco oferece uma solução de limpeza
flexível e não abrasiva.
- Podem aplicar a pressão certa para evitar danos, algo que nem sempre é possível quando se utilizam solventes e escovas de arame.
- As válvulas de fecho de certos materiais de alta pressão devem ter 0,0004 polegadas, pois a 0,0005 polegadas ocorreria uma chama e a 0,0002-0,0003 polegadas não seria possível ventilar e o metal seria destruído. Esses moldes são muito delicados; 0,0005 polegadas equivale a um sexto do diâmetro de um fio de cabelo humano. Os solventes e as escovas de arame não conseguem realizar uma limpeza tão minuciosa sem o risco de danificar o molde.
- Obter uma limpeza de maior qualidade, o que reduz as
taxas de desperdício e melhora a qualidade das peças.
- Um molde mais limpo equivale a uma peça de maior qualidade. O gelo seco permite limpar os moldes com maior frequência, o que reduz as taxas de desperdício.
- Uma opção mais rápida e eficaz, que reduz a mão de
obra necessária para a limpeza.
- A limpeza com gelo seco elimina a necessidade de uma limpeza manual trabalhosa e demorada, que muitas vezes exige que vários trabalhadores limpem durante várias horas.
Antes e depois: Recuperando a qualidade do molde sem abrasivos
Antes
Depois